Barra de Musica

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Porque o Ceará é a "Terra da Luz"?

       Você já deve ter ouvido falar que o Ceará é a "Terra da Luz", não é verdade? Muito se especula para tentar adivinhar o porque de tal apelido. Alguns dizem que é devido ao sol forte e constante. É uma boa alternativa mas o nosso estado é conhecido como "Terra da Luz", devido à um grande feito histórico, devido á uma luz de esperança.

        Em janeiro de 1881, ouviu-se em Fortaleza, capital do Ceará, o grito: “No porto do Ceará não se embarcam mais escravos!”, vinha de um grupo de jangadeiros liderados por Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde. Com o apoio da população e até mesmo de militares, eles decidiram não mais fazer o transporte de negros até o porto - a profundidade da região não permitia que os navios atracassem. O governo manda tropas, mas não consegue obrigar os jangadeiros a retomar a travessia. Chico é demitido do posto de prático na Capitania dos Portos.

Francisco José do Nascimento, mais conhecido como "dragão do mar", um personagem muito importante na liberação dos escravos no Ceará.

       Com o movimento cearense, o governo imperial se vê pressionado. Em 1885 decreta a Lei do Sexagenário, que alforriava os escravos com mais de 60 anos. Três anos depois, em 13 de maio de 1888, vem a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel. Nas palavras de Joaquim Nabuco, “a emancipação do Ceará foi o acontecimento decisivo para a causa abolicionista”.

3 comentários:

  1. Orgulho de ser cearense e de termos sido pioneiros na abolição da escravatura.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa pesquisa. Maravilhosa;respondeu à minha pergunta de forma direta.Amei!!!!!💕💕💕

    ResponderExcluir
  3. O Ceará é um Terra que nos encanta não só por sua beleza,mas também por zelar pela dignidade e por buscar e lutar sempre pela liberdade de seu povo.💞💞

    ResponderExcluir